terça-feira, dezembro 18

nu, vazio de sapatos, o infinito


Que idade você tem? Antes de seguirmos, pondere: para onde você olha ao responder essa pergunta?

Estamos tão condicionados – todos co-respondem a essa e outras questões primárias do mesmo jeito – que você simplesmente copia. Imita. Desse modo, conversarmos se torna um pouco difícil. Isso é o que chamamos de "inconsciência" e é a partir disso que todos vivem, convivem e se relacionam. 

Eu pergunto: Que idade você tem? Quando me responde "Tenho 27 anos", para onde está olhando? Articuladamente, você pensa que essa resposta parte de um simples cálculo matemático – que basta somar os anos que se passaram desde o seu registro de nascimento. Parece plausível, mas na verdade essa resposta parte de um engano. Você está equivocado a respeito de quem você é e se identifica com aquilo que acontece ao corpo e à mente como sendo você. 

Ano a ano, todos reforçam e te lembram o equívoco, o imaginado. Maya. A importância dada a esse engano é tanta, que há aqueles que começam a camuflar suas idades, como se isso mudasse algo. Olhando de outro ponto de vista, isso só reforça a relatividade dessa brincadeira chamada "corpo", chamada "mente", chamada "tempo", chamada "idade".

Quando pergunto "Quem é você?", imediatamente você vasculha na sua mente um registro qualquer, ou o melhor que você tenha para retratar. Isso significa que você está longe da realização de quem você é de verdade. Pare um pouco e veja. Tente acessar uma resposta original. Pegue tudo o que você leu e aprendeu e coloque de lado. Deixe todos os seus saberes lá fora, junto com seus sapatos, e venha para dentro nu. Vazio de conteúdo. Vulnerável ao desconhecido.

De repente, se "Não sei" se apresenta como resposta a alguma dessas questões, isso quer dizer que você está se aproximando ou está muito próximo daquilo que Satsang nos revela.

A verdade é que às vezes você tem 27, às vezes 14, às vezes 79, às vezes 150 e, principal e primariamente, há Algo que não tem idade. É infinito. Isso é o que chamo do "verdadeiro você". Tudo o mais está relacionado ao corpo e à mente, são percepções dentro do infinito que você é. Nesse momento, para onde você escolhe permanecer olhando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário