terça-feira, agosto 14

nāo aparece, nāo desaparece


A sua única questão deve ser "quem sou eu?" – se seu interesse é pela Paz, é preciso averiguar isso. Averiguando com precisão, uma série de pensamentos serão desmascarados. E, ao contrário do que se pensa, isso não é tão difícil – desde que você tenha disposição e carinho para com a Verdade.

É certo que você continua sendo a Consciência, quer você saiba disso ou não. Mas no momento em que a Consciência é desperta no seu coração, nasce a sede de encontrá-la – e, permanecendo agudo, não tem chance de não encontrar, pois a possibilidade do encontro está muito perto de você.

Algumas pessoas declaram terem encontrado a si mesmas e serem a Consciência, daí, dois dias depois, algo considerado negativo ocorre, pensamentos considerados negativos surgem e logo se desconfia que a Consciência sumiu e deve ser procurada novamente. Calma! Preste atenção: os pensamentos não têm a menor relevância para a Consciência que você é – e você só não aceita isso porque foge da suprema liberdade que essa realização traz consigo.

Habitualmente, você tem dado mais importância aos pensamentos do que a qualquer outra coisa. Um pensamento passa e você corre atrás dele. Imagine se o céu fosse atrás de todas as nuvens que passam... que loucura seria! Pensamentos são apenas pensamentos: aparece um dia,  some no outro dia. Aliás, aparece em um milésimo de segundo e some. Por que dar tanta credibilidade a algo tão fugaz? A todo aparecimento está implícito o desaparecimento.

Por isso o nosso encontro consiste em encontrar e repousar naquilo que não desaparece. A Consciência que você é não pode ser vista, por isso não pode ser perdida. Se ela aparecesse você já teria a encontrado, mas também já a teria perdido. Por isso não foque nos sentidos nem nas experiências, foque na não-experiência e no desaparecimento de todas as ideias e conceitos e descubra sua natureza límpida, virgem e original. 

Um comentário:

  1. Mais clareza que isto, impossível.Temos que aproveitar o "toque" do Mestre. Mestre é a coisa mais difícil de se encontrar.

    ResponderExcluir