segunda-feira, julho 2

as mãos cheias do vazio
















Eu sei que, na cabeça de cada um de nós, foi colocada a ideia de aperfeiçoamento, de perfeição, de aprimoramento, de limpeza, de sintonização, de equilíbrio... Mas já é o momento de sabermos que tudo isso o tem colocado na perspectiva de que é necessário prorrogar o seu despertar. Assim, desde sempre, seu despertar tem sido prorrogado para um outro momento, que não este.


Meditação significa não querer nada, significa estar exatamente aqui e agora, com as mãos vazias, sem nenhuma distração, sem nenhum desejo. É dar-se conta de que você tem tudo o que precisa e não existe nenhum outro momento a não ser este momento presente.


Se você começa a pensar no futuro, sente ansiedade, medo. Se pensa no passado, sente culpa. Nas dimensões de passado e futuro só existe a geração desses sentimentos. Você não consegue ficar em paz pensando no futuro, você não consegue ficar em paz pensando no passado, tampouco. Você fica em paz se não pensa em nada porque a natureza do aqui e agora é paz e independe do que quer que seja.


Por isso não pense a respeito do que estou dizendo, simplesmente ouça.
Você pergunta como chegar ao aqui e agora... mas como chegar a um lugar onde você já está? Este é um grande dilema. Você imagina que o aqui e agora não está acessível, que algo precisa ser feito, e, nisso, se perde em seus pensamentos.


Se pudesse olhar com total sinceridade e honestidade para os pensamentos, para os desejos - que são pensamentos ocorrendo na sua mente - como coisas sem importância com as quais não existe nenhuma necessidade de se incomodar ou fazer algo, o que lhe aconteceria?
Experimente!


Assim como um pensamento vem, vai. Ele não vem de lugar nenhum e some. Mas você tem um enorme apego: ou gosta do que pensa, ou não gosta do que pensa.


Porém, observe: você tem se devotado aos pensamentos, mas os pensamentos, em si, não têm o menor apego a você. Eles não são fiéis, não ficam com você para sempre – ou há algum pensamento que o acompanha desde o seu nascimento? Não, não há. Você tem colocado toda a sua energia em ser fiel aos pensamentos, em resolver os problemas deles, em fazer o que eles disseram ou em evitá-los como se fossem algo real.


Mas será que é preciso toda essa importância que você dá aos pensamentos, ou você pode desconfiar deles? O meu convite é que você desconfie de todos os pensamentos. Eu disse “todos”! Não apenas dos pensamentos ditos negativos, mas dos positivos também. Não pense e veja quem você é em total pureza e liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário