domingo, junho 17

a raiz do medo


Akhil – Satya, sobre o "medo". O que fazer para transcendê-lo ou superá-lo?
Enquanto você se pensa "uma pessoa" o medo está presente como um atributo. Se você não gosta dos frutos de uma árvore que vive no seu jardim, você se ocupa em eliminar os frutos, enquanto, de verdade, o que deve ser feito é eliminar a raiz. E a raiz do medo é a concepção de que há um "você", de que esse "você" é verdadeiro, é existencial. Então, para eliminar o medo, devemos eliminar a ideia de que há alguém. O medo aparece como uma consequência por pensar-se alguém. Para eliminar o medo, volte-se para dentro e descubra quem é você – e o medo naturalmente desaparece – ele desaparece porque aquele que temia desapareceu. Quando isso acontece, o medo passa a ser notado como uma condição mental, algo que acontece à mente e não à você. A partir disso, há um distanciamento e ele é experienciado de maneira muito distinta, sem grandes problemas.

Akhil – O que tens a dizer para aqueles que estarão contigo no próximo fim de semana?

O importante é que você desperte. A chave é despertar, é dar-se conta de que você não é aquilo que você vinha pensando ser. Desperte para o fato de que o que o anima não são os seus pensamentos, não são os seus conhecimentos e experiências – tudo isso é passado. O que nos anima é a Consciência. Isso é o que importa. Porque todos se pensam "pessoas" com histórias, enquanto que no contexto de Satsang chamamos isso de "sonho". As pessoas estão sonhando. Despertar deste sonho é ver que o que o anima não é o passado com suas experiências. O mais importante do nosso encontro, portanto, é promover este despertar. 



Trecho de entrevista à Radio Unica de Todelar, Bogotá/Colombia.

Um comentário:

  1. Eu sonhei que era uma borboleta, brincando no céu; a seguir acordei. Agora eu me pergunto: Eu sou um homem que sonhou ser uma borboleta ou sou uma borboleta sonhando que é um homem?

    Chuang Tsu

    ResponderExcluir