quinta-feira, maio 17

o fim do andarilho paranóide

















Por natureza, não tem como você se tornar o observador, pelo fato de você já sê-lo. Desse modo, não tem nada que possa ser feito, apenas esclareça a sua mente. Comece a discernir que existe uma diferença gritante, entre ser e existir, entre ser e sentir, entre ser e pensar.  Quando estabelecido este critério, sua mente não sai mais a “andarilhar”, porque agora você sabe muito bem o que ela pretende.

A mente está sempre propondo ocorrências, e que você se prepare para se defender do que virá a acontecer. Nisso você deposita imensa energia e perde "o presente". Isso me remete ao comentário feito por uma psicanalista que complementou este procedimento da mente como um comportamento paranóide por excelência. Segundo a Psicanálise, é classificado como "paranóide" uma pessoa que fica premeditando o futuro e tentando se preparar para o que vai ocorrer.

Não existe propriedade nenhuma em preparar-se para o que virá a acontecer, este comportamento tem sentido somente dentro da mente. Eu gostei dessa deixa psicanalítica que batiza essa tendência compulsiva da mente como um comportamento paranóide - pois é justamente isso o que ela faz -, a mente está sempre premeditando, negativamente, o que vai acontecer amanhã.

Estamos aqui, portanto, para convidar este “andarilho paranóide” a voltar-se para o Agora. Este, na verdade, é um grande ato de amor. Submetendo-se a isso, você recolhe toda a frustação e toda essa tendência negativa, e fica no Agora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário