segunda-feira, março 5

o sabor do agora


Pensar a si mesmo como aquele que pensa é o único impedimento que faz com que você não veja quem você é de verdade. A mente teme e rotula que se você se render ao que Satsang propõe, você não vai trabalhar na segunda-feira. Veja bem: de uma certa forma isso é verdade, mas precisa ser muito bem entendido. Se você vê quem você é, de fato "você" não vai trabalhar na segunda-feira, porque ver quem você é implica em ver que você não é aquele que trabalha, você é aquilo onde todos os eventos ocorrem. Compreenda isso, perceba este truque da mente. Essa compreensão muda completamente a relação entre os objetos.

Alguém me disse, ao final do encontro do último fim de semana, que não queria mais "voltar" para sua cidade. Eu disse: "Não volte, vá!" Voltar não existe, ninguém volta, você está sempre indo. A ideia de voltar é a mente que gera e ela aparece trazendo sofrimento, geralmente. Mas não tem nenhuma realidade nisso. Você não volta, você está sempre indo. Não voltamos para trás, não tem como.

Note que não tem volta e siga na direção daquilo que não tem passado e não passa. Abandone tudo, primeiramente suas ideias, em nome disso. E, a partir dai, veja a sua vida tornar-se, definitivamente,  uma paixão por aquilo que não tem passado. O mundo vive na "Matrix" – a matriz das pessoas é o passado. E esse passado parece ser tão poderoso que se projeta no futuro. Quando você se dá conta disso, você está fora, vendo os acontecimentos desde o ponto da Observação.

O convite não é dar certo nem dar errado, é viver a vida, exatamente do jeito que ela é. Experimente isso e veja que tudo tem um outro sabor. 

Um comentário:

  1. A iluminação é o 'dar se conta' de quem você é realmente. Mas como pode ser tão bom ser 'apenas' o Observador, se você não faz nada além de observar? Esse despertar nos livra das leis do karma(ação-reação)?
    -
    Leio sempre esse blog e li 3 livros de Satyaprem, fora os de Osho, Maharishi, etc mas quanto mais eu leio mais me aparecem perguntas.

    ResponderExcluir