quinta-feira, março 29

nem corpo, nem mente


Participante — Por que fazer a pergunta "Quem sou eu"?

 

Para saber quem você é. Para saber que você é o Silêncio.

 

Participante — Mas como é que vou ficar totalmente em silêncio, se a minha mente...

 

Você não vai ficar totalmente em silêncio. Você não sabe quem você é, por isso faz essa pergunta. A primeira coisa básica é saber quem somos. Quando você souber quem você é, muitas das perguntas que está fazendo serão irrelevantes. Você vai saber que não fazem sentido porque você é Silêncio, e Silêncio é singular. Não existem dois Silêncios porque o Silêncio não pode ser medido, ele é imensurável. Silêncio é tudo o que existe. Silêncio é outro nome do seu Ser  os ruídos, definitivamente, são plurais. Mas existem Silêncios distintos? Não. Remover o mal-entendido nos leva diretamente para o Silêncio.

 

No momento em que começar a compreender e as fichas começarem a cair, você irá direto para o Silêncio. O Silêncio é inerente, ele só está esperando que você atente para ele.

 

Veja se você é isso que você pensa que é. Veja se você é esse corpo, veja se você é a sua mente. Os Budas já disseram com total autoridade: "Você não é o seu corpo e não é a sua mente". Isso é a Verdade. Você busca porque a própria Essência quer que você busque, senão, você não estaria buscando, estaria fazendo alguma outra coisa. Quem é você? Essa é a coisa mais importante.

 

Tem uma fala do Osho que acho magnânima. Ele diz: "Enquanto você não souber quem você é, tudo o que faz na vida é fútil". Você parte de uma premissa ilusória, baseado numa estrutura que é inexistente. Como você vai chegar à sua realização, partindo do princípio de algo que não existe? Como é que vai sair de Belo Horizonte e chegar em Porto Alegre se está em São Francisco? Você não pode partir de um ponto onde não esteja para chegar a um outro ponto qualquer.

 

A pergunta "Quem sou eu?", quando colocada com carinho na sua vida, traz essa noção de onde você se encontra e, a partir daí, a possibilidade de encontro com Aquilo que É você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário