quinta-feira, janeiro 19

a madre tereza, o gandhi e o batman




A noção que se propaga a respeito da iluminação é a de que um iluminado vem a ser um misto de Madre Tereza, Mahatma Gandhi e Batman – e assim a mente tenta transformar o seu encontro consigo mesmo numa conquista do ego.


Todos querem ser bondosos como a Madre Teresa, corajosos como Gandhi e indestrutíveis como o Batman. Mas esta é uma noção extremamente infantil e imatura a respeito de algo que a mente não tem a menor ideia do que possa ser.


Iluminação não tem nada a ver com super-poderes, tem a ver com ser capaz de ver que neste instante, aqui e agora, nenhum conteúdo perceptível é você – você é aquilo que percebe todos os conteúdos.


E, aqui, aproveito para reforçar algo relevante: nenhum conteúdo é melhor que outro, tudo é "farinha do mesmo saco" e se submete às mesmas leis. Como Osho disse: "Qualquer tempo, no tempo, é o mesmo tempo". Seja o passado, o futuro, pretérito imperfeito, futuro do presente... enfim, não importa! Não tem nenhuma diferença.


O único "ponto" que se diferencia de absolutamente tudo é o Agora, onde não existem conteúdos. O nosso intuito em estarmos aqui, portanto, é exercitar um direito – de nascença – de livrar-se dos conteúdos. Por que você insiste em apreender os conteúdos todo o tempo?


Alguém te disse que um copo d'água é um copo d'água e você apre(e)ndeu isso. Chegou a hora de ter suas dúvidas a respeito de tudo aquilo que vem do passado, das memórias, de uma experiência anterior. É o momento de ter uma "experiência" do Agora, livre de conteúdo ou memória..

Nenhum comentário:

Postar um comentário