quinta-feira, agosto 11

a paz nos desejos




















O que é notável, em tempo presente, é um transparente Silêncio – essa é a revelação em Satsang –, e o que peço é que vislumbre isso e veja de que forma tudo o que você tem absorvido aqui, está sendo inserido na sua vida.

Veja! Investigue! A Verdade simplifica tudo, comprometa-se com ela! Digamos que seu sonho seja ir para um lugar distante. Pergunte-se: “Se eu for agora, o que vou encontrar lá?” Descubra o que é isso que você vai encontrar lá, que não pode ser encontrado aqui. Se não for paz o que você está buscando, não é nada que um pouco mais de trabalho e esforço não resolva. Mas, se for paz, então remova seus desejos e tudo estará perfeito. Ir ao encontro da paz é remover todos os quereres; porque, na verdade, eles não são reais.

Pergunte-se: “O que realmente eu quero?” E veja que mesmo que você almeje um relacionamento que não oscile, que permaneça para sempre do mesmo jeito; no fundo, é paz o que você vislumbra estar por trás desse acontecimento. Então, tem que ficar muito claro para você: o que você está querendo é um relacionamento que não oscile ou paz? Dentro dessa equação, paz é o seu maior desejo, mas você se confunde e se perde entre as aparentes realizações.

A sabedoria dessa investigação é compreender que não há relacionamento que não oscile. Portanto, a paz que você procura não repousa nisso. Se insiste em um relacionamento que não oscile, o que está querendo é simplesmente controlar o outro, está querendo que ele se mova exatamente como você deseja. O mundo anseia por isso, mas este é um fruto da mais pura ignorância. Não procure a paz em coisas que provocam perturbação. A Paz se encontra dentro de você. E, para realizar isso, não é necessário ir a lugar algum.

Por que, desnecessariamente, correr aqui e ali? Você é a Existência, você é o que a Existência quer que você seja, então relaxe. Contemple por um instante: se você se move no dia a dia exatamente de dentro disso, caso alguém pise no seu pé, se alguma coisa acontecer do jeito que você não gostaria que acontecesse, o que você faz? Simplesmente aceite, entregue tudo e vá direto à paz. Veja onde a paz se encontra e contemple o início da verdadeira busca, do verdadeiro encontro.

Um comentário:

  1. Clareza Inquestionável!
    Pacífica Verdade...!
    Namastê, Beloved Satyaprem!!!

    ResponderExcluir