sexta-feira, julho 22

camarote vip: não há dois!
















Gostaria de explorar ainda mais essa noção do pequeno eu. O pequeno eu está na presidência da república, no papado, no lamado... Aonde tem posição de poder, ele está inserido, porque ele adora poder.

É hilário! Registro ocorrências muito lúdicas de performances do pequeno eu. Houve o caso de alguém que, durante um Satsang, levantou-se e me deu seu nome e sobrenome para me situar a respeito de quem ele era. O pequeno eu é realmente descarado e acredita piamente que as formas, os pensamentos e os nomes que ele segura são ele. Mas não passam de posições, é tudo estratégia política, não tem nada a ver com despojamento.

Todo esse poderio, toda essa tensão só gera infelicidade – ao que o pequeno eu lê como virtude, traduzido de uma maneira cristã. Nos foi ensinado que, para chegar em algum lugar, devemos carregar nossa cruz. E, claro, a mente acredita que para chegar ao aqui e agora o mesmo deve ser feito.

Você não se aproxima do real porque está soterrado em pensamentos mal investigados. Você é regido por conceitos obscurecidos, sustentados por uma penumbra. Se acendermos a luz, eles se ocultam como ratazanas..

Participante – Satya, se eu relaxo nisso vou contra todas as minha programações e me parece muito louco, porque dá vontade de abrir mão de tudo.

pequeno eu surge e vive disso, sem programações você não sobrevive. Desse jeito, você segura numa mão as propostas de Satsang e na outra guarda todas as suas estratégias e fica blefando.

Note que há uma ideologia de controlar a sua vida, com a perspectiva de viver da melhor maneira possível. Mas o que você faz para respirar; para digerir a comida que você come; para se apaixonar; para desapaixonar; para dormir; para acordar etc? Nada. Tudo acontece sem a sua participação. Descubra isso!

Você tem uma noção totalmente equivocada. A vida não é sua, ela é você, não tem duas coisas. Você não sabe o que fazer com a sua vida porque não tem como saber, é pura abstração. Você não precisa fazer nada com a vida, é a vida que está fazendo algo com você. É ela que oferece a fome, o sono e as suas relações. Estamos aqui para perceber que esse processo é um teatro. Você está num camarote vip e, identificado com a noção de controle e poder, crê que tem que participar ao invés de apenas observar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário