quinta-feira, março 24

nobody, abra os olhos e veja!

















As técnicas de meditação propõem fecharmos os olhos para que vejamos algo. O que é esse “algo” que a meditação quer que você veja? Por que você geralmente fecha os olhos? Você só fecha os olhos para não ver. Eu quero que você veja, então, dentro desse novo contexto, não feche os olhos! Fique de olhos abertos. Veja uma coisa que você pode ver e não importa se seus olhos estão fechados ou abertos.

Participante — Quando fecho os olhos, parada, sozinha, vem uma paz muito grande! É uma paz que vem.

Ela vem ou já estava aí?

Participante — Ela já estava.

Isso acontece porque você sai da periferia. Você senta, fecha os olhos, e o que vê? Vê que aquela paz está presente. Mas você pode estar de olhos abertos também, veja! Essa paz não está presente agora? Ela está, mas você está tão apegada às coisas que estão acontecendo na periferia, que não nota que a paz está acontecendo. Aliás, não tem nada acontecendo. A paz é paz porque nada acontece. É perfeito! É puro Silêncio. Essa é a Essência do Ser.

O Ser é Silêncio, Paz e Consciência. Os indianos têm uma palavra, Satchitananda, que quer dizer “Verdade, Consciência e Paz”. Você pode observar agora que isso é tudo o que existe, todo o resto é pensamento. O pensamento se processa no tempo. Sem tempo para pensar, você não tem a menor ideia de quem você é. O que estou dizendo apenas aponta para algo. Quero que você olhe estes conceitos e veja o que acontece com você.

Não há quem esteja fazendo, você é um ninguém. Em inglês se diz “nobody”, que podemos traduzir como “no-body”, sem corpo. Você é um “não-corpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário