segunda-feira, fevereiro 21

silence is the answer


















Participante — Então, o Silêncio é a resposta para tudo?

Este é um dos axiomas do Osho: “Silêncio é a resposta”.

Participante — E por que fazer a pergunta “Quem sou eu?”, então?

Para saber que você é o Silêncio.

Participante — Mas, como vou ficar totalmente em silêncio, se a minha mente...

Você não vai ficar totalmente em silêncio. Você não sabe quem você é, e é por isso que faz essa pergunta. A primeira coisa básica é saber quem somos. Quando você souber quem você é, muitas das perguntas que está fazendo serão irrelevantes. Você vai saber que não fazem sentido, porque você é Silêncio, e Silêncio é singular. Não existem dois Silêncios porque o Silêncio não pode ser medido, ele é imensurável. Silêncio é tudo o que existe. Silêncio é outro nome do seu Ser os ruídos, definitivamente, são plurais. Mas existem Silêncios distintos? Não. Remover o mal-entendido nos leva diretamente ao Silêncio.

No momento em que começar a compreender e as fichas começarem a cair, você irá direto para o Silêncio. O Silêncio é inerente, ele está esperando que você atente para ele.

Os Budas já disseram com total autoridade que você não é o seu corpo e não é a sua mente  é a mais pura Verdade. Você busca porque a própria Essência quer que você busque, senão, você não estaria buscando, estaria fazendo alguma outra coisa. Mas está na hora de ver se você é isso que você pensa que é. Veja se você é esse corpo, veja se você é a sua mente. Quem é você? Esta é a coisa mais importante.

Tem uma fala do Osho que acho magnânima. Ele diz: “Enquanto você não souber quem você é, tudo o que faz na vida é fútil”. Você parte de uma premissa ilusória, baseado numa estrutura que é inexistente. Como chegar à sua realização, tendo como princípio algo que não existe? Como pode sair de Belo Horizonte e chegar em Porto Alegre, se está em São Francisco? Entenda que você não pode partir de um ponto onde não esteja, para chegar a um outro ponto qualquer.

Na realidade do Ser, você não está em ponto algum e não há outro ponto a chegar. O ponto já é aqui e agora e você já é aquilo que você está buscando. Nesse sentido, o que quer que seja delineado como busca é errôneo, vai levá-lo a algum outro lugar. Na busca de si, você se divide em dois. Mas quem estaria buscando a si? O que você tem buscado é uma ideia de si. Você tem um ideal, tem metas de iluminação. Mas, se você já é aquilo que está buscando, não precisa mais buscar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário