sexta-feira, fevereiro 4

passam as nuvens e o céu, azul















A proposta de Satsang é simplesmente aquietar-se. Seja um observador - existe uma alegria tremenda em observar. Isso é essencialmente a sua natureza, a descoberta de que você está livre dos acontecimentos. Nenhum acontecimento é necessário, tão pouco ir nessa ou naquela direção vem a ser necessário para que a sua alegria seja manifestada. Aquilo que você é, é independente, é intocável. Está tudo certo, quer o céu esteja cheio de nuvens ou não. Todas as nuvens são passageiras. Todas!

Saber que as nuvens vão passar, me impede de fazer qualquer coisa para que elas passem. Quando há nuvens: goze aquele momento nebuloso. Porque logo depois teremos um ambiente límpido. Se você goza o nebuloso, se torna capaz de gozar intensamente o límpido. E, da mesma forma, se goza o límpido, pode gozar o nebuloso. Essa é sua natureza.

Mas a mente diz: "Nebuloso não! Só quero o límpido" - contrariando todos os fatos. E é em contrariar a natureza das coisas que tornamos o nosso ambiente ainda mais nebuloso. Aqui, falo de um nebuloso não-natural, um ruído sintético. Mas existe um nebuloso que é lindo e esse outro nebuloso que é feio. O parâmetro está na beleza. Beleza é Verdade. Beleza é Consciência. A inconsciência é feia.

Olhar para dentro é disciplinar-se, ao ponto de não se envolver com os acontecimentos externos. Isso não quer dizer que você não deva vê-los, ouvi-los ou senti-los. Sinta-os! Veja-os! - até porque não tem como não sentir - Mas eles não têm nenhuma significância. Permita que os acontecimentos venham e passem por você com total consciência. Não proponho nenhuma repressão ou negação. Há apenas presença consciente.

Claro que, devido à repressão de milhares de anos, coisas muito feias irão passar. Mas não julgue, não se envolva. Deixe o que quer que seja vir e passar. Você permanece incólume. Assuma a sua natureza. E a sua natureza é nada mais que observação. Você não é quem você pensa que é – e isso já está resolvido.

Apenas sente e observe: quantas palavras já vieram e foram? Quantas sensações já vieram e foram? Quantas questões já vieram e foram? Nenhum interesse deve ser dado a isso que vai. Se chegou até aqui, o seu interesse deve ser dado ao que está por trás de todos os acontecimentos, aquilo que vê todas as coisas passando. Somente Isso não passa e tão pouco é uma coisa.

Esse é o segredo que estamos compartilhando. Você não consegue se encontrar porque você já é aquilo que você está buscando. E não tem como não sê-lo. Pare. Aquiete-se. E veja! Observação gera a alegria de ver o segredo aberto exatamente aqui, exatamente agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário