quarta-feira, janeiro 12

sem nada saber, isso!





















A busca é extremamente equivocada. Primeiramente, apontado pelo Osho, tem algo que ilustra brilhantemente isso: você está dormindo e sonha que foi para a lua. Quando acorda, o que precisa fazer para voltar da lua? Acesse esse equívoco. Você sonha que é essa entidade corpo-mente e acredita que para sair disso, precisa fazer alguma coisa; enquanto, na verdade, basta se dar conta de que é apenas um sonho. Parece ininteligível, mas é assim que é. Apenas acorde e se dê conta de que todo o conteúdo da mente é um sonho. E reintero: não existe nenhuma parte da sua mente que possa ser salva. Ela preza todo seu conteúdo para ter poder e não vai entender o que estou dizendo, mas estamos aqui para acessar a realidade através de outra porta.

Quando os mestres dizem que para encontrar a si mesmo, temos que olhar para dentro, imediatamente, coerente à sua mente, você entende que algo precisa ser feito. Mas aqui reside um enigma e somente aqueles que estão falando desde dentro, podem ajudá-lo a compreender. Ao contrário de tudo o que lhe foi ensinado através da lógica, olhar para dentro significa que você não precisa fazer nada.

Corte o vínculo com o condicionamento, com tudo o que sua mente diz. Diante de qualquer objeto ou sensação, pergunte-se: "O que é isso?" Se você não ficar num branco total, diante dessa questão, sem saber o que dizer, é porque ainda não compreendeu o que estamos fazendo aqui. Mas se ficar sem palavras, numa espécie de vácuo, isso significa que estamos nos comunicando. 

Veja esse objeto que chamamos de copo. Agora, coloque de lado tudo o que lhe foi dito por seu pai, sua mãe, a escola e todo o contexto cultural a sua volta, e me diga o que é isso. Não há resposta. Você acessa? É muito curioso! Tanta energia, tanta inteligência e nós simplesmente não sabemos o que é esse pequeno objeto. Apenas aprendemos a repetir exatamente aquilo que nos disseram. Mas, de verdade, não sabemos nada. Só sabemos o que nos disseram.

Experiencie! Cristalize essa que é a única sabedoria verdadeira e inerente. Aproxime-se e permita que isso se torne nítido,  até que não mais se confunda. Abandonando tudo o que lhe disseram, o que você sabe sobre as coisas?  Se você remove o que o Eneagrama, o Horóscopo e o seu terapeuta disseram, diga-me: quem é você? 

O primeiro e último passo para uma resposta é saber que não sabemos nada. Todas as ideias, nomes e certezas são provenientes do lado de fora, do sonho. "Quem você é" sabe apenas isso e mais nada. Acorde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário