quinta-feira, dezembro 2

pensamentos vêm e vão. quem é você?

















(Participante) – Satyaprem, só existe aqui e agora?

A menos que você consiga provar o contrário. E, por favor, eu gostaria muito que tentasse isso.

(Participante) – Mas a questão é: nós não conseguimos estar nessa atenção consciente do aqui e agora, e é isso que gostaríamos de aprender ou treinar, porque eu posso estar aqui, mas o meu pensamento está sempre no passado ou no futuro.

Mas a ideia de que você precisa aprender alguma coisa é apenas uma ideia, não é mesmo?

(Participante) – É. Mas estamos aqui e agora contigo, justamente, querendo aprender isso.

Não, vocês não estão aprendendo. Vocês já reconhecem a possibilidade. Estou aqui dizendo justamente que você não precisa fazer absolutamente nada para estar aqui e agora, porque você já está aqui e agora. E o que você faz com isso?

(Participante) – No momento em que temos atenção consciente, eu acho que é possível que tudo se transforme.

Você disse “eu acho”.

(Participante) – Eu tenho certeza que tudo se transforma.

Você tem certeza?

(Participante) - Sim, porque fica.

Será mesmo? Eu confio mais, intuitivamente, no seu “eu acho” do que no “eu tenho certeza”.

(Participante) – Eu acho que a sensação, a emoção, tudo se torna bem mais forte.

É uma bela e romântica ideia. Mas se você, por acaso, encontrar o aqui e agora e não ficar bem mais forte ou não ficar assim como você diz, o que você faz com isso?

(Participante) – Nos poucos momentos em que estive presente -
e são poucas vezes -, todo o meu corpo, tudo o que eu era, estava realmente naquele momento.

Você está sempre em busca dessa experiência novamente. Mas qual é a chance de que essa experiência seja repetida, da forma que você a experimentou no passado? Matematicamente, qual é a possibilidade? Talvez uma em um milhão.

(Participante) – Mas eu sei que já tive momentos presentes e outros não.

Você sentiu coisas que chamou de "presente". Mas o que estou dizendo não é isso.

(Participante) – Para mim é quando você está ouvindo a música e, de repente, vê que a música já passou sem que esu estivesse atenta, porque os pensamentos estavam num outro lugar, entende?

Sim. Você está me dizendo que estar presente é quando a mente está focada em alguma coisa, e você está consciente de onde a mente está focada.

(Participante) - É, gostei disso! Isso é interessante.

Também acho muito interessante. Acontece que não tem nada a ver com o que estou apontando. É urgente a necessidade de esclarecimento. Porque a ideia que você tem de estar no momento, de estar presente, não é exatamente a mesma coisa que Satsang promove a respeito de estar presente.

Nos foi dito que quando pensamos não estamos aqui e agora. Mas eu os convido, nesse momento, a pensar que estamos caminhando na 5ª Avenida, tomando um sorvete...

(Participante) - Ok. Já me vejo desfilando lá, tomando o meu sorvete.

E isso significa que você está lá?

(Participante) – Não!

Onde você está?

(Participante) – Aqui. O meu corpo está aqui, mas a minha mente pode ir até lá e voltar.

A sua mente foi a algum lugar?

(Participante) – O pensamento, sim.

Onde você pensou o que pensou?

(Participante) – Na imaginação.

Eu sei que você tem essa ideia, mas pensar que está fora do aqui e agora é estar fora do aqui e agora? Estou expondo essa investigação ao extremos porque conheço bem esse filme. Eu mesmo já fiz o que você está fazendo. Não pense que eu não fiz. E, claro, eu recriminava a mim mesmo, que quando eu pensava não estava aqui e agora, como se eu fosse aquele que pensa, como se eu fosse o pensamento.

Existe a ideia de que você deva controlar os seus pensamentos. Mas quem estaria controlando os pensamentos? Quando você nota o pensamento, note que existem duas coisas acontecendo, que existe uma divisão. Existe o pensamento e aquele que observa o pensamento. Mesmo que haja o pensamento que diz que você não deveria estar pensando isso ou aquilo, onde ocorre esse pensamento? Ou melhor, esse pensamento também é observável. A minha pergunta é: quem é você? Você é o pensamento?

(Participante) – Não. Os pensamentos não duram sempre, de repente eles vêm e vão em seguida.

Os pensamentos vêm e vão. Deixe-os fazer o que quiserem. Assim como é a natureza das nuvens aparecerem, flutuarem e desaparecerem no céu, é da natureza dos pensamentos ir e vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário