sábado, setembro 18

você é um 'não-eu'




















Onde estão, agora, todos os acúmulos de conceitos, de conhecimentos,
de grandes revelações que você teve?
As pessoas vivem com conclusões às quais chegaram no dia anterior.
Você vai viver hoje de acordo com aquilo que decidiu ontem?
Essa não é a criança. Esse não é o Buda.
O Buda é ilógico.
Seus pais não irão gostar disso. Nem você vai gostar, na verdade.
Porque você sempre teve que ser coerente.
Se tomou uma decisão ontem, como mudar de ideia hoje?
Aqui, entenda, estou falando de conclusões a respeito
do que a realidade seja ou de como você deve se comportar.
Não estou falando de compromissos que você assumiu.
Preste bem atenção! Se assumiu um compromisso vá até o fim,
não use desculpas. Mas as decisões que você toma a respeito de
como deve se comportar, não passam de imaginação.

Dê-se conta de que não existe “você” para fazer as coisas.
Tudo vai acontecendo, não é você que está fazendo nada.
Eu sei que parece controverso o que estou dizendo,
mas é aí mesmo que devemos entrar.
Parece controverso porque você ainda tem dúvida
de que, talvez, exista um “eu”.

Você é um "não-eu".
E esse "não-eu" que você é, é o mesmo que eu sou.

Mas você ainda questiona: “Como as coisas são feitas?
Como eu devo fazer as coisas?” Você não as faz,
elas acontecem através de você.
Veja! Você tem tomado grandes decisões que o torturam,
que não lhe deixam em paz. A grande brincadeira é que
você não pode viver de acordo com suas ideias.
Quando você "des-decide", as coisas fluem, acontecem.

Se ainda não se deu conta disso, investigue!
Continue tentando fazer algo. Mas, se já se deu conta
de que tudo acontece do jeito que tem que acontecer,
quanto mais solto você estiver, quanto menos ambicioso for,
quanto menos egoísta for, quanto menos investir
em querer que as coisas sejam do jeito que você gostaria que fossem,
mais rio você se torna. Você se torna um rio fluindo...
fadado a desbordar no Oceano.

Um comentário:

  1. Discernimento e clareza,
    simples e obejtivos:
    a verdade, como uma espada nas mãos de um samurai,
    cortando ilusões, escancarando confusões e mal-entendidos!

    infinita gratidão...!

    amor,
    safi

    ResponderExcluir