quarta-feira, agosto 11

os condicionamentos não são seus


Sabe por que você nunca vai se livrar dos seus condicionamentos?
Porque você não é os seus condicionamentos. Você só precisa ver que eles não são seus.

Isso quer dizer: deixe-os continuarem fazendo o papel deles, é apenas um papel.
Quem está preso aos condicionamentos?

Participante: A mente e o corpo.
Quem não estaria preso aos condicionamentos?

Participante: O ego, o corpo e a mente.

E quem é você?

Participante: Eu sou o Eu. Mas meu ego, minha mente...
Agora começam as complicações... Se você é Você, você precisa de mais alguma coisa?

Participante: Não! Agora, nesse momento, não existe nada disso: da mente, do corpo...

Eu estou apontando o que é esse complexo chamado você.
Tem um 'você' que é inexistente, que é falso, e tem outro que é real.
Se eu lhe desse a chance de escolher entre esse 'Eu' que é você e esse 'eu' que não é,
o que você escolheria? O que precisa ser feito?

Participante: Nada.

Quem é que supõe que você é esse outro 'eu'?

Participante: O próprio.

Então, você precisa deixar de supor?
Participante: Não...

Você pode deixar a mente supondo o que ela quiser.
Se você vê quem você é, não se importa mais com o que ela supõe.
Inclusive você resolve as suposições dela na hora, no momento presente.
Ela vem com as suposições dela e você não dá atenção.

Participante: Isso é o que significa estar no mundo sem ser do mundo?

Exatamente. Isso é estar acordado.


*

Trecho de um diálogo entre Satyaprem e
o participante de um 'Satsang Intensivo' em São Paulo - Março / 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário