quinta-feira, agosto 26

O conteúdo da sua mente não é você





















Veja Online - Augusto Nunes entrevista Satyaprem.



Apresentador (A)

O convidado para esta entrevista é Satyaprem (S).

Satyaprem significa “Amor pela Verdade”. Ele recebeu este nome do Mestre Iluminado Osho, no seu primeiro contato na Índia. Satyaprem nasceu no Rio Grande do Sul. Trabalhou como jornalista, dedicou-se a pintura e poesia e trabalhou por aproximadamente 20 anos com terapias e meditação. Em 2000, segundo o site de Satyaprem, lhe foi revelado o fim da busca e desde então ele invoca o despertar das pessoas para sua natureza original, compartilhando o Encontro com a Verdade – Satsang – através de palestras e Retiros, além dos livros que trazem trechos destes encontros.

A: Satyaprem, esta é a apresentação oficial, mas eu sei que você começa as suas conversas em busca do íntimo da pessoa com outra pergunta que eu repito agora: Quem é você?

S: É indizível!

A: E só?

S: Só!

A: E como é que você faz para saber o que as pessoas não dizem?

S: Se eu te pergunto quem é você, existe uma grande possibilidade de que você faça exatamente o que você fez agora, que você leia um currículo, um histórico.

Todas as pessoas carregam na sua mente uma espécie de gaveta, um catálogo, um histórico, uma história: o que eu fiz, onde eu nasci, quem são meus pais.

Isto é uma estória, isto não é quem é você.

A: História oficial.

S: Ou totalmente forjada, extra-oficial.

A: Documentada.

S: É um documento, mas o documento não é você. Então para explicar isto, esta pergunta “Quem é você?”. Para as pessoas chegarem à resposta, é exatamente o descartar de todo documento, da história, até que você fique sem nenhuma história para contar. Se você se torna capacitado de lançar mão da sua história, de lançar mão de toda sua memória, existe uma mudança de aspecto interno. Tudo aquilo que era verdade para você em termos intelectuais torna-se irrelevante, outra coisa se apresenta como sendo você.

O fato é que eu posso dizer quem eu sou para você, agora a capacidade para compreender isto está exatamente na medida em que você saiba quem você é.

Se você ainda retiver a história como sendo você, você é incapaz de entender a minha resposta. Mas eu vou tentar.

A: Ótimo!

S: Quem eu sou? Eu sou Atenção! Eu sou Consciência! O que eu quero dizer com isto: Aquilo que eu sou não é este que está sentado aqui. Isto que está sentado aqui é uma aparência, é uma manifestação, é uma extensão desta Consciência- por assim dizer, mas não é eu na totalidade. Então o histórico psicológico, emocional, o que quer que seja é irrelevante para a Atenção, porque a Atenção é vazia de conteúdo.

Você falou aí do fim da busca. A tentativa de explicitar isto para as pessoas, ou chamar a atenção das pessoas, é porque nós estamos envolvidos. Eu tenho uma metáfora que eu gosto de usar às vezes. O que são as pessoas? Imagine um filme surrealista onde uma pessoa anda com um armário de escritório de metal nas costas, vários armários. Qual é a possibilidade que esta pessoa tenha uma vida flexível, relaxada, leve?

A: Nenhuma!

S: Nenhuma! Zero! Então a tentativa é mostrar para você que o conteúdo da sua mente não é você.


* continua *

Nenhum comentário:

Postar um comentário